quarta-feira, 23 de março de 2011

I Encontro da Terceira Idade de 2011 de São Miguel do Passa Quatro – GO.

Para aqueles que dizem que São Miguel do Passa Quatro está um paradão, devem estar totalmente alienados ou no mundo da lua. Enquanto estão falando estamos trabalhando, e tenha certeza, se ao invés de caluniarem a atual administração estivessem somando forças para o crescimento do município, a comunidade só ganharia.
A Secretaria de Assistência Social de São Miguel realizou no dia 20 de março o I Encontro da Terceira Idade de 2011. O evento que é realizado duas vezes no ano teve a presença de vários municípios e contou com a participação de mais de 800 pessoas. O encontro teve início às 13h, na Feira Coberta no Centro da cidade.
Política Nacional do Idoso fica incumbida de promover a realização e divulgação de eventos que valorizem os idosos junto à sociedade, no município de São Miguel do Passa Quatro, o Centro de Referencia da Assistência Social é responsável por desenvolver atividade que promova o bem estar do idoso e resgate a sua auto-estima.







"A velhice só começa quando se perde o interesse pela vida, pela vaidade e por toda beleza e alegria que Deus colocou dentro de cada um de nós".

quarta-feira, 16 de março de 2011

Primeira Dama e Secretária Municipal de Ação Social de São Miguel do Passa Quatro – GO, Fabiana Gomes Arruda Lemes Ceciliano é homenageada com a Comenda Berenice Artiaga

Primeira Dama e Secretária Municipal de Ação Social de São Miguel do Passa Quatro – GO, Fabiana Gomes Arruda Lemes Ceciliano é homenageada pela Assembléia Legislativa juntamente com mais 52 mulheres.  A sessão especial realizada na noite desta segunda-feira, 14, foi em comemoração ao Dia Internacional da Mulher e para a entrega da Comenda Berenice Artiaga. O evento foi prestigiado por várias autoridades, entre elas o presidente do Tribunal de Justiça, Vitor Lenza e o procurador geral de Justiça, Benedito Torres.
Em discurso, a Deputada Isaura Lemos (PDT) frisou que 40 % das famílias hoje têm à frente a mulher como principal responsável pelo sustento da casa. Ela lembrou ainda que a mulher brasileira do século 20 conquistou em 1932 o direito de votar e ser votada para os cargos Legislativos e Executivos e que o advento da Lei Maria da Penha, para coibir e punir os excessos cometidos contra elas é resultado de suas lutas. “Nossas conquistas são inegáveis e inevitáveis, porque somos mulheres guerreiras, indestrutíveis, sobreviventes, resistentes ao tempo e aos homens”, exaltou.
Fabiana Gomes Arruda Lemes Ceciliano, tem se destacado à frente da Secretaria Municipal de Ação Social pelo compromisso com a comunidade e com o social, por idéias inovadoras, projeto como o do CRAS de são Miguel do Passa Quatro, tem se destacado pelo trabalho realizado à comunidade local, acolhendo e buscando solucionar os problemas que chegam. A Primeira Dama, Fabiana, Secretária de Ação Social, não pára um minuto e está sempre se movimentando para conseguir alguma coisa para a população da cidade, sítios e distritos. É graças a ela, por exemplo, têm sido dados inúmeros cursos de formação profissional na zona urbana e organizado vários eventos que valorizam a auto estima do idoso e da mulher.

No plenário, a apresentação artística ficou por conta da cantora Maíra, filha da Deputada Isaura Lemos (PDT) e irmã da Vereadora Tatiana Lemos (PDT). Ela interpretou as canções "É", de Gonzaguinha, e "Maria, Maria", de Milton Nascimento.

Entre outras autoridades, prestigiaram o evento o representante do Governador Marconi Perillo (PSDB), Edmar Perillo; o Presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, Vítor Lenza; as Deputadas Federais Flávia Morais (PDT) e Marina Sant'anna (PT); e o Procurador-Geral de Justiça, Benedito Torres;

E ainda a Secretária Estadual de Políticas para Mulheres e Promoção da Igualdade Racial (Semira), Gláucia Maria Teodoro Reis; a Secretária Municipal Tereza Cristina Souza, representando o Prefeito Paulo Garcia; a Vereadora Tatiana Lemos (PDT); o Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Sebastião Tejota; e a Assessora Parlamentar Stênia Almeida Castro, representando o Senador Demóstenes Torres (DEM). 

A lista completa das 52 mulheres homenageadas:

DEPUTADO(A)HOMENAGEADAS
ADEMIR MENEZES Maria Elias de Melo
ÁLVARO GUIMARÃESJulice Ferreira  Santos
Maristela Lima Gouveia da Silva
Nelcy Palhares Ribeiro
BRUNO PEIXOTO Nilma Alves de Souza França
Wiwian Carneiro de Almeida Coelho
CARLOS ANTONIO Erondina Maria Terezinha de Morais
Gabriela Campos de Souza
CLÁUDIO MEIRELLESNatividade Afonso Barbosa
Sônia  Aparecida Sandre Mariano
ELIAS JÚNIOREni Isabel de Aquino Alves
Maria Aparecida Costa Fabiano Soares
FABIO SOUSALucia Gomes Costa Figueiredo
Cássia Helena Machado França
FRANCISCO GEDDACyl  Miquelina Batista Carvalho Gedda
Gizélia  Aparecida Fátima Balduina Custódio
FRANCISCO JRJudith Ana da Costa
Júlia Eugênia Cury
FREDERICO NASCIMENTO Elaine Gomes de Andrade Rosa
Emilze Balduina de Carvalho
HELIO DE SOUSAAbadia Delfino Duarte Souza
Adriana Dias Silvestres Ferreira
Antônia Aparecida Lacerda Mota
HUMBERTO AIDAR Fabiana Gomes Arruda Lemes Ceciliano
Maria Aparecida Barros dos Reis Melo
ISO MOREIRADanusia Stela Bravim Rinco
Maria do Socorro Alves Barbosa
JARDEL SEBBANora Maria Faiad Sebba Calife
Zilah de Fátima Porto Sebba
JOSÉ VITTIComary Perillo de Oliveira
Jeanete Araújo Oliveira
KARLOS CABRALAlba de  Almeida Rodrigues
Janete de Freitas Nascimento
LUIS CESAR BUENODaniela Haick Mallard
Laisy Moriére Cândida Assunção
MAJOR ARAÚJOAlline Oliveira - Soldado BM
Regina Vieira da Costa  - Cabo PM
MAURO RUBEMAna Rita Marcelo de Castro
Iêda Leal de Souza

MISAEL OLVIEIRA
Elza do Carmo Silva
Delaíde Alves Miranda

NÉLIO FORTUNATO
Flávia Carreiro Albuquerque Morais
Maria de Lourdes Alves Chaves
SÔNIA CHAVES Juliana  Fernandes Vesceslau
Márcia Santos de Jesus
Mariluza Gonçalves Fagundes Baldraia

TALLES BARRETO
Delmira Maria Fernandes de Souza
Divina das Dores de Paula Cardoso
VALCENÔR BRAZSépora dos Santos Figueiredo
Maria da Abadia de Carvalho
 WAGNER SIQUEIRAEurípedes de Sousa Barcelos
Irene Moreira de Queiroz


Fonte: Assembléia Legislativa - GO  - Redator : Raniere Alves

terça-feira, 15 de março de 2011

CURSO DE BORDADO EM CHINELO TEM GRANDE ACEITAÇÃO ENTRE OS PARTICIPANTE

O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) São Miguel do Passa Quatro – GO está promovendo diversos cursos de geração de renda para as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família e atendidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social.
         O curso de bordado em chinelos que foi realizado nos dias 28/02, 01, 02, 03, 10/03 e encerrando no dia 11/03 foi   um sucesso entre as participantes.
         Uma das alunas do curso de bordado em chinelos relata que o curso está sendo muito bom, proveitoso e importante a aprendizagem do mesmo. “Há pessoas aqui que fazem não só pra complementar a renda, mas também para ajudar o próximo. O aprendizado você nunca perderá, sempre usará alguma coisa, seja agora ou futuramente".        
         Os cursos bem como os horários são escolhidos após pesquisa realizada com os usuários, para melhor atender as expectativas e preferências dos participantes, depois as sugestões são levadas para a equipe do CRAS

Alunas no primeiro dia do curso



Aluna bordando um chinelo

Trabalho pronto das alunas


Publicação: Raniere Alves

sexta-feira, 11 de março de 2011

Lavoura comunitaria 2011

Segundo o secretário Municipal de Agricultura e meio Ambiente, Misael de Paula Brandão a prefeitura de São Miguel do Passa Quatro – GO, através da Secretaria de Agricultura está cultivando pelo segundo ano consecutivo uma lavora comunitária de arroz, o plantio aconteceu no dia 22, 23 e 24 de dezembro de 2010, em 23 hectares de terras. A colheita que deve acontecer no mês de abril de 2011, beneficiará cerca de 55 famílias que estão escrita no programa e que ajudam no cultivo da lavoura . Parte da coleta também será destinada á confecção de sexta básicas para famílias carentes do município e instituições sem fins lucrativos e escolas municipais.  A secretaria espera colher 55.500 kg de arroz









quinta-feira, 10 de março de 2011

Março Mês das Mulheres

" Toda Mulher deve ser amada


 

No dia-a-dia comquistada
No ser mãe edeusada
Na cama desejada
Na boca beijada
Na alegria multiplicada
No lar Compartilhada
No Seu dia festejada
Na tristeza consolada
Na queda levantada
Na luta encorajada
No trabalho motivado
No aniversario presenteada
Na alama massageada
Na beleza admirada
Na dificuldade ajudada
No cangote bem cheirada
Na vida abençoada
No mundo inteiro respeitada
E sempre que possivel ....abraçada!"
Parabés Mulher, pelo seu dia!

Homenagem de toda equipe da secretaria de Assistencia Social de São Miguel do Passa Quatro  e de Marcio e Fabiana - Genivaldo e Zilda.

1º Dia da Beleza em comemoração ao Dia Internacional da Mulher em São Miguel do Passa Quatro – GO

Uma parceria entre a Secretaria Estadual de Cidadania e Trabalho, SECOM e Secretaria Municipal de Ação Social de São Miguel do Passa Quatro. O Centro de Referência da Assistência Social de São Miguel do Passa Quatro – CRAS – SMP4, promoveu nesta sexta Feria  (04/03) de 08h às 17h, no seu espaço físico - “O 1º Dia da Beleza ". A ação é uma antecipação das comemorações do Dia Internacional da Mulher, celebrado todos os anos em 8 de março.

O evento proporcionou às mulheres um dia inteiro dedicado a beleza com direito a corte de cabelo, escova, manicure, maquiagem e limpeza de pele totalmente gratuitos.

A abertura do evento aconteceu às 8:30 com a composição da mesa, com a presença do Prefeito Municipal de São Miguel do Passa Quatro o Srº. Marcio Cecílio Ceciliano, da Primeira dama e também Secretária Municipal de Ação Social, Fabiana Gomes Arruda Lemes Ceciliano e de Representantes da Secretaria Estadual de Cidadania e Trabalho, Julieta de Almeida Oliveira - Secretária  da Beleza  e Denis Maria de Morais e Silva - Coordenadora dos Cursos da área de Beleza e artesanato. Representando o Secretário Estadual de Cidadania e Trabalho  de Goiás o Srº Henrique Arantes, esteve presente no evento o Srº. Julmar Stival de Freitas.



O Prefeito Marcio Cecílio Ceciliano falou sobre a importância da participação das Mulheres na construção de uma sociedade digna e Cidadã, parabenizando a iniciativa do evento e desejando a todas as Mulheres um Feliz dia Internacional da Mulher.



A primeira dama Fabiana Gomes Arruda Lemes Ceciliano homenageou as mulheres em sua fala na abertura do evento, destacou a participação delas nos mais diversos segmentos econômicos da cidade, colaborando para que São Miguel do Passa Quatro  seja uma cidade cada vez com maior número de trabalhadoras no mercado de trabalho, seja no comércio, seja na área pública ou como artesã. Fabiana afirmou que “a mulher não quer o espaço dos homens, apenas busca a condição de igualdade. A secretaria Municipal de Ação Social estará trabalhando a cada dia para que todas possam, verdadeiramente, conquistar seus espaços de cidadania, de respeito e de igualdade, que é tudo isso que as mulheres buscam serem respeitadas”, concluiu.




O evento contou ainda com o Coral formado por alunos do PETI, que abrilhantou este dia com lindas canções em homenagem às mulheres. O coral do Peti faz parte das atividades proposta pelo projeto pedagógico da instituição.



Márcia Divina de Carvalho que aproveitou o dia para cuidar dos cabelos. Disse a equipe do CRAS que ficou muito feliz com esta iniciativa e que tem que acontecer mais vezes, pois proporciona um bem estar muito grande às mulheres, eleva a auto estima e a mulher se sente mais feminina.



Equipe de Coordenadoras, junto com o Gerente de Ação Comunitária Jumar Stival de Freitas e a Primeira Dama Fabiana Gomes Arruda Lemes Ceciliano.


O evento contou com 20 profissionais da beleza que vieram de Goiânia, doaram seu tempo totalmente gratuito para que este evento acontecesse. A equipe do CRAS – SMP4 juntamente com a Secretaria Municipal de Ação Social representada pela  Primeira Dama Fabiana Gomes Arruda Lemes Ceciliano, agradece cada um e cada uma que não mediram esforços para proporcionar este dia a todas as mulheres do Município de São Miguel do Passa Quatro.