terça-feira, 7 de junho de 2011

Abertura da I Semana do Meio Ambiente de São Miguel do Passa Quatro – GO

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972, marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano.
Desde então no dia 05 de Junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, que chama a atenção e ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental.
As secretarias Municipais de Meio Ambiente em Parceria com as Secretarias Municipal de Ação Social e Secretaria Municipal de Educação e Colégio Estadual Adonias Lemes do Prado organizaram a I Semana do meio Ambiente de São Miguel do Passa Quatro. Este Ano o tema do Dia Mundial é: “Seu planeta precisa de você: Unidos contra as mudanças climáticas”. Ele mostra que nações atuem de maneira harmônica para fazer frente às mudanças climáticas, para manejar adequadamente suas florestas e outros recursos naturais e para erradicar a pobreza.
A abertura da Semana aconteceu nesta terça feira dia 07 de junho de 2010 as 9:00 da manhã, com um café ecológico no Centro de Referencia da Assistência Social de São Miguel do Passa Quatro – CRAS – SMP4, foram convidados as autoridades locais, Prefeito e Vice prefeito, Vereadores, Secretários e todos os comerciantes do Município. O objetivo do evento foi refletir com este publico a necessidade de começar a desenvolver projetos voltados para a preservação da natureza principalmente no que diz respeito à destinação adequada do lixo e acondicionamento dos resíduos sólidos, o que já estabelece a Lei Nº. 12305, DE 2 DE AGOSTO DE 2010 (Lei Federal que Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei nº 9.605 de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providencias.)

O prefeito de São Miguel do Passa Quatro e Também Presidente da AGM o Srº Marcio Cecílio Ceciliano, Iniciou seu discurso falando sobre a necessidade da conscientização ambiental da comunidade nos dias de hoje, e sobre a necessidade de preservar o meio ambiente. Disse que frente a AGM está conhecendo o trabalho de alguns pólos que estão bem avançados nas questões ambientais. Comentou que São Miguel do Passa Quatro está participando de vários seminários com temáticas voltados a preservação do meio ambiente e que o município está se adequando as exigências ambientais para se tornar ecologicamente correto.  Por fim Agradeceu a presença de todos e declarou Aberta a I Semana Do Meio Ambiente de São Miguel do Passa Quatro.

 Com a Palavra o Secretaria Municipal de Meio Ambiente Misael de Paula Brandão, agradeceu a todos participantes e comentou sobre a importância de iniciativa como esta de conscientização da comunidade sobre a importância de se preservar o meio ambiente e disse que a responsabilidade de preservação é de todos por este motivo faz se necessário somar força com outras secretarias e seguimentos da sociedade para a realização do evento, disse que se sente realizado de ver a primeira Semana do meio ambiente acontecer no município de São Miguel do Passa Quatro. O Secretario argumentou ainda  os  projetos que estão sendo elaborados com a finalidade única de preservação do meio ambiente e que estes projetos visam à garantia de um planeta melhor para as gerações futuras. Encerrando sua fala Apresentou a Programação da Primeira Semana do Meio Ambiente que se inicia hoje terça feira  dia 07 de junho e vai até dia 10 de junho na sexta feira.

Fabiana Gomes Arruda Lemes Ceciliano,  Primeira dama do Município de São Miguel do Passa Quatro disse que está muito feliz com a iniciativa de  realização da I semana do Meio Ambiente de São Miguel do Passa Quatro, e que a Secretaria de Ação Social trabalha diretamente com o Povo e  com as famílias  e  desta forma não tem como a Secretaria não deixar de vestir a camisa de estar desenvolvendo parceria com outras secretaria em campanha que vise a preservação do meio ambiente, queremos um mundo melhor paras as pessoas um mundo onde o ar seja puro, onde o verde possa reinar onde seres humanos possa viver em harmonia com a natureza. Agradeceu a equipe que está organizando o evento, o secretario Municipal  de Meio Ambiente Misael Brandão e o Assistente Social Raniere Alves representando a Secretaria de Ação Social, transmitiu seu agradecimento a todos presente.

O vice Prefeito de São Miguel do Passa Quatro o Srº. Genivaldo falou do desmembramento das Secretaria Municipais de Meio Ambiente e de Agricultura,   que o municipio irá ganhar tendo uma pasta que irá trabalhar exclusivamente com as questões ambientais. Em sua fala falou das preocupações que ele tem com as nascente, com a diminuição da água dos rios e com falta de conscientização das pessoas em relação as queimadas.




A principal atração da I Semana Do Meio Ambiente de São Miguel do Passa Quatro, ficou por conta da Apresentação teatral do Grupo dos Agentes de Saúde, que encenou a peça sobre agrotóxico e destinação adequada das embalagens, que vai ser um dos temas presente durante a semana, acondicionamento adequado dos resíduos sólidos. O principal motivo para darmos a destinação final correta para as embalagens vazias dos agrotóxicos é diminuir o risco para a saúde das pessoas e de contaminação do meio ambiente. Trata-se de um procedimento complexo que requer a participação efetiva de todos os agentes envolvidos na fabricação, comercialização, utilização, licenciamento, fiscalização e monitoramento das atividades relacionadas com o manuseio, transporte, armazenamento e processamento dessas embalagens.










Um comentário:

  1. Parabéns Misael você merece.
    De sua amiga que sempre lembra de você com carinho

    ResponderExcluir