quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

CENTRO DE REFERENCIA DA ASSISTENCIA SOCIAL DE SÃO MIGUEL DO PASSA QUATRO - GO

O QUE É
O Programa de Atenção Integral à Família (PAIF) é um serviço continuado de proteção social básica (Decreto nº 5.085, de 19 de maio de 2004), desenvolvido nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), mais conhecidos como "Casas da Família". Esses Centros são espaços físicos localizados estrategicamente em áreas de pobreza. O CRAS presta atendimento socioassistencial, articula os serviços disponíveis em cada localidade, potencializando a rede de proteção social básica.
OBJETIVOS
- promover o acompanhamento socioassistencial de famílias em um determinado território;

- potencializar a família como unidade de referência, fortalecendo vínculos internos e externos de solidariedade;

- contribuir para o processo de autonomia e emancipação social das famílias, fomentando seu protagonismo;

- desenvolver ações que envolvam diversos setores, com o objetivo de romper o ciclo de reprodução da pobreza entre gerações; e

- atuar de forma preventiva, evitando que essas famílias tenham seus direitos violados, recaindo em situações de risco.
PÚBLICO-ALVO
Famílias que, em decorrência da pobreza, estão vulneráveis, privadas de renda e do acesso a serviços públicos, com vínculos afetivos frágeis, discriminadas por questões de gênero, etnia, deficiência, idade, entre outras.
COMO FUNCIONA
O serviço desenvolvido no CRAS funciona por meio de uma rede básica de ações articuladas e serviços próximos à sua localização. O espaço físico de cada unidade compreende três tipos de ambiente: recepção, uma ou mais salas reservadas para entrevistas e salão para reuniões com grupos de família, além das áreas convencionais de serviço ou atividades terapêuticas.

Cada unidade do CRAS conta com coordenador, assistentes sociais, psicólogos, atendente administrativo, estagiários e eventuais profissionais de outras áreas. Todo o trabalho visa promover a emancipação social das famílias, devolvendo a cidadania para cada um de seus membros.

Os Centros de Referência e as redes de serviços socioassistenciais a elas articuladas recebem apoio logístico e operacional da Secretaria de Estado de Assistência Social, da Secretaria Municipal de Ação Social e do Ministerio do Desenvolvimento Social - MDS.

PROCEDIMENTOS DA EQUIPE TÉCNICA
- Recepção e cadastramento das famílias;

- Levantamento e identificação das
necessidades das famílias cadastradas;

- Realização do atendimento socioassistencial;

- Encaminhamento para acesso a bens e serviços comunitários;

- Mapeamento e articulação da Rede de Serviços Locais;

- Acompanhamento e avaliação de resultados dos trabalhos desenvolvidos com as famílias;

- Monitoramento e avaliação dos serviços assistenciais;

- Registro de todos os contatos realizados com o grupo familiar.

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